Vou logo dizendo que gosto muito da MTV, nada tenho contra a emissora. Ao contrário, é a única que mostra um entretenimento bacana com gente boa (vide Furfles, Furo MTV e Quinta Categoria). Mas o que me aperreia e me deixa inconformada é o tal do VMB. No que ele se transformou, na festa emo das crianças da Super Nanny? Eu sabia que esse ano de novo ia ser o VEmoB, apesar de boas opções de música, bandas e cantores. Acabei nem vendo a premiação porque minha TV estava de greve como os bancos e resolveu não sintonizar o canal. Mas voltemos aos vencedores, que ao invés de batatas, foram verdadeiros abacaxis. Ou até zebras. Ainda acho que a votação não deveria ser por voto popular. A galera acaba votando no que está na moda e não no que realmente é revelação ou o que é bom de verdade.
Comecemos com meu maior medo: a revelação. Quem ganhou? Cine! Meo Deos, onde essa banda é revelação? Tínhamos gente maravilhosa como o Copacabana Club, a folk Mallu Magalhães, Garotas Suecas e Little Joy. E quem leva? Cine. Isso me dá medo. Mas era previsível. Outra categoria que falei aqui no blog foi a de banda dos sonhos, ou melhor, dos pesadelos. Pra variar, deu emo de cabo a rabo. Fresno e o pessoal da Pitty. Tinha tanta gente boa! O que essa moçada faz da vida? Já o som do tio Bob premiou o Chimarruts. Não era a melhor opção. Planta e Raiz faz um som mais bem acabado e autêntico. No Pop, quem ganha é... surpresa! Fresno. Skank e Nando Reis perderam feio. Dois artistas do naipe deles desmoronando por causa da febre dos cabelos esticados à força e das calças que não se sabe como entram. Mas lá vem outra bomba. Sabe quem é a melhor banda de rock? Forfun. Isso realmente me dá muito medo. Cachorro Grande e Autoramas perderem, é demais. Essas sim, são bandas de rock com as quatro letrinhas da palavra. Ainda tem mais: o artista do ano. Fresno! oO. Seu Jorge maravilhoso dançou. Paralamas e seus trocentos anos de serviços prestados ao rock brazuca também. Onde estamos?
No entanto, alguns premiados me deixaram feliz. Não pensem que só faço reclamar por aqui hehehe. Adorei as vitórias do Paralamas com show do ano (pode falar o que falar, mas ao vivo os caras arrebentam), Rock Alternativo pro Pública, Dead Fish como Hardcore, Fernanda Takai e seu lindo som como artista MPB.
Mudar o modo da votação para o pessoal que entende um pouco mais de música daria uma variada nos premiados do VMB. Surpresas são boas e precisamos de novidades BOAS. Imagine se todo santo ano Madonna ganhasse o VMB? Seria uma chatisse. Tirar o voto do público não seria falta de democracia, pois seria escolhida uma categoria para voto popular, como é no VMA americano. E deixaríamos as notas musicais serem avaliadas pelos professores de música. O pessoal continuava baixando suas músicas, vendo os vídeos e comprando CDs. Os músicos julgariam seus colegas, os cantores idem. O pessoal de imagem ficava com os vídeos em si e as partes técnicas. Quem sabe assim não teríamos uma coisinha diferente ao invés de chover no molhado. Quando se molha demais, acaba causando inundação e prejuízos. Vamos virar o lado do LP!
Sandrinha Martins.